Posto

Posto

farmacia center

farmacia  center

isau

isau

P

P

terça-feira, 3 de março de 2015

RAIO ATINGE RESIDÊNCIA NA ZONA RURAL DE TABIRA-PE

 Um fortíssimo temporal caia  por volta das 21H00 deste domingo (01), na residência da agricultora familiar Maria das Neves Veras de Siqueira, 64 anos de idade, residente na comunidade rural do Sitio Pajeú Mirim, município de Tabira, no sertão do estado de Pernambuco, por pouco não fez vitimas fatais depois da queda de um raio que acabou inclusive danificando a rede elétrica da residência.

De acordo com  Lucas Fonseca, o barulho do raio ao cair na residência de sua vó foi ensurdecedor e um clarão muito forte tomou conta da casa e colocou em pânico as treze pessoas que estavam no seu interior justamente em momento de oração.
Ainda segundo Lucas,  todos se jogaram ao chão, tempo em que o mesmo ainda protegeu seu primo de 07 anos e faíscas apareceram por todos os lados. 
- "Chovia muito, relampeava demais. Esse raio foi o derradeiro, depois desse não teve nenhum outro mais. Foi esse e do nada parou de chover ficando apenas garoando". Disse Lucas ao Blog.

A senhora Adriana, de 37 anos e o estudante  Rafael, de 18 anos, tiveram leves queimaduras. O pânico tomou conta da família, mas nada de grave aconteceu. As fotos foram feitas na manhã desta segunda feira.

A descarga atmosférica, popularmente conhecida como raio, faísca ou corisco, é um fenômeno natural que ocorre em todas as regiões da terra. Na região tropical do planeta, onde está localizado o Brasil, os raios ocorrem geralmente junto com as chuvas.
O raio é um tipo de eletricidade natural e quando ocorre uma descarga atmosférica temos um fenômeno de rara beleza, apesar dos perigos e acidentes que o mesmo pode provocar.
O raio é identificado por duas características principais:
O trovão, que é o som provocado pela expansão do ar aquecido pelo raio.
O relâmpago, que é a intensa luminosidade que aparece no caminho por 
onde o raio passou..
Os raios ocorrem porque as nuvens se carregam eletricamente. É como se tivéssemos uma grande bateria com um pólo ligado na nuvem e outro pólo ligado na terra.
A "voltagem" desta bateria fica aplicada entre a nuvem e a terra. Se ligarmos um fio entre a nuvem e a terra daremos um curto-circuito na bateria e passará uma grande corrente elétrica pelo fio. O raio é este fio que liga a nuvem à terra. Em condições normais, o ar é um bom isolante de eletricidade. Quando temos uma nuvem carregada, o ar entre a nuvem e a terra começa a conduzir eletricidade porque a "voltagem" existente entre a nuvem e a terra é muito alta: vários milhões de volts (a "voltagem" das tomadas é de 110 ou 220 volts).

Nenhum comentário:

Postar um comentário