Retirada de candidaturas majoritárias em Afogados, decidida após morte de Emídio Vasconcelos, era jogada que faltava na estratégia do partido
O Partido dos Trabalhadores em Pernambuco definiu quais são suas únicas prioridades no Sertão do Pajeú: Serra Talhada, Tabira e Calumbi.
A última prova foi a decisão do PT de lançar apenas candidaturas proporcionais em Afogados da Ingazeira, anunciada em uma nota sucinta assinada pela presidente do partido, Mônica Souto.
A estranheza se deu porque até a morte do pré-candidato Emídio Vasconcelos, o PT local deixava evidente a pré-candidatura, a ponto de ter quatro nomes colocados.
Mas com a morte de Vasconcelos, nome orgânico que pregava mais independência do partido, passou a predominar a estratégia do grupo ligado ao Senador Humberto Costa, pró adesão com o PSB na maioria das cidades. Em Afogados um dos nomes ligados à Humberto é Gildázio Moura.
Na última reunião, a estadual do PT deixou claro que as prioridades do partido na região são Serra Talhada, com Márcia Conrado, Tabira, com Flávio Marques e Calumbi, com Sandra da Farmácia. Em Afogados sinalizaram que não teriam sequer como dar suporte econômico à candidatura.
Nomes que tinham interesse em disputar como Clóvis Lira e José Arthur Padilha não tinham força perante o encaminhamento. Assim, aumenta a possibilidade de que o partido esteja no palanque socialista em Afogados, encabeçado por Alessandro Palmeira.
O pior é que do tamanho que ficou, cede tempo de rádio, a imagem de Lula ao palanque, mas sem força de barganhar a vice, disputando apenas vagas na Câmara, e com muita dificuldade de fazer um vereador a se considerar a densidade dos pré-candidatos.
Assim, o PT vai apostar em duas das quatro maiores cidades da região, onde tem possibilidades reais com Márcia Conrado e Flávio Marques, além de Calumbi, onde Sandra da Farmácia tem o direito à reeleição.( Blog Nill Junior)
Nenhum comentário:
Postar um comentário