Posto

Posto

farmacia center

farmacia  center

isau

isau

P

P

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Seca: Barragem de Brotas em Afogados da Ingazeira chega ao colapso total.

Elaborada pelo Engenheiro  Mário Antunino, no governo de Eraldo Gueiros Leite, o sonho acalentado pela população de Afogados da Ingazeira desde 1911 parece chegar ao fim.
Há mais de 6 anos sem chuvas no nordeste, atingindo principalmente a o sertão nordestino, a Barragem de Brotas chega ao colapso total para a tristeza dos Afogadenses e de toda população do Pajeú que nunca imaginaria um dia ver a grandiosa obra seca.
 O prolongamento da estiagem, a maior dos últimos 100 anos, fez além da Barragem do Chinelo, em Carnaiba, mais um reservatório sumir do mapa: Brotas, em Afogados da Ingazeira, com 26 milhões de metros cúbicos, somando-se a terra de Zé Dantas que entrou em colapso total em 2013.
Brotas está com menos de 10% da sua capacidade de reservamento. O sol inclemente e a retirada desenfreada de água sem controle por parte dos pipeiros ajudam levar o açude a secar, literalmente, em no máximo dez dias.
Brotas abastece Afogados da Ingazeira e mais três cidades da região do Pajeú, mas em colapso suas águas estão sendo usadas apenas para reforçar o sistema da adutora do Pajeú em Afogados. Uma dezena de carros pipas retira sua água sem nenhum controle pela Compesa para matar a sede do rebanho bovino do município.
Nas poucas água ainda existentes, pescadores tentam tirar os últimos peixes, mesmo a pescaria sendo proibida no local. Como a barragem seca numa velocidade impressionante, os peixes chegam a morrer antes mesmo que os pescadores joguem seus anzóis e redes.
Um cenário, portanto, deprimente, que atesta a extensão da gravidade hídrica da região. A salvação de Brotas não depende da força nem da determinação humana, mas das providências divinas. Nos últimos dias, o tempo até que mudou, estando nublado, mas as chuvas tardam e inquietam a população de Afogados e da região. Não fosse o sistema adutor Pajeú que extrai água do Rio São Francisco para as cidades de Serra Talhada, Calumbi, Carnaiba, Quixaba, agora Princesa Isabel na Paraíba e outras cidades do Pajeú, mais de 100 mil pessoas iriam enfrentar o maior colapso de abastecimento de água dos últimos anos.
Cauê Rodrigues/Magno Martins – Fotos: Cauê Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário