apoio

apoio

farmacia center

farmacia  center

AUTO ESCOLA

AUTO ESCOLA

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Fiscalização Preventiva encontra catadores em situação degradante em lixões no Sertão do Pajeú

Imagem Ilustrativa
No decorrer de inspeções no Sertão do Pajeú, membros da Fiscalização Preventiva do São Francisco em Pernambuco (FPI-PE) encontraram catadores em situação degradante em lixões nas zonas rurais de seis municípios. As pessoas que retiram o sustento dos resíduos foram encontradas sem equipamentos de segurança, em meio a material descartado de forma inadequada em lixões a céu aberto. Isso foi verificado em Tabira, Iguaraci, Carnaíba, Tuparetama, Afogados da Ingazeira e Ingazeira.

De acordo com a FPI-PE, nos municípios visitados são insuficientes as iniciativas do poder público para gestão adequada do lixo, contrariando o que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Todos os resíduos são despejados em lixões, que não são cercados para controlar o acesso de pessoas e animais.

Em todos os lixões, a FPI-PE encontrou catadores, queima permanente do material despejado e falta de fiscalização das prefeituras. Essas pessoas ficam vulneráveis a doenças por lidar com diversos tipos de resíduos, como restos de animais e de serviços de saúde, lixo eletrônico contendo metais pesados, vidros e pneus. Também é visível a contaminação do solo, do ar e da água.

Os agentes de fiscalização deram uma atenção especial aos aproximadamente 80 catadores encontrados e irão tomar medidas para amenizar essa situação.

Via: Mais Pajeú

Nenhum comentário:

Postar um comentário