Posto

Posto

farmacia center

farmacia  center

isau

isau

P

P

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Casa da Juventude de Itapetim Oferece Aulas de Capoeira.

Teve início no ultimo dia 24 de julho as aulas de capoeira, ofertadas pela CASA DA JUVENTUDE de ITAPETIM-PE esse projeto faz parte de um conjunto de ações realizadas pela secretaria de desenvolvimento social de Itapetim, em nota o coordenador da CASA DA JUVENTUDE, o senhor Benone Henrique, informou que há tempos que tinha o desejo de implantar esse projeto, mesmo porque a capoeira, além de ser uma pratica esportiva, é também uma arte que tem uma importância enorme na história e na cultura de Pernambuco e do Brasil, foi através dos negros Africanos, trazidos para o Brasil e mantidos aqui em regime de escravidão, que essa arte surgiu. No início apenas como uma dança com o objetivo de divertir e entreter os negros, após um dia exaustivo de trabalho.
.
Mas com o passar do tempo os escravos foram desenvolvendo técnicas de ritmos e expressão corporal que só eles entendiam, e passaram a usar a jinga e o toque do birimbal como espécie de código para comunicar-se entre si, sem que os feitores ou os senhores de engenho pudessem compreender a mensagem que estava sendo transmitida através da capoeira, e a partir daí puderam se organizar e realizarem as grandes fugas para os quilombos.
.
Benone Henrique afirmou ainda, que esse projeto está focado principalmente na inclusão de jovens que por falta de oportunidades muitas vezes, são obrigados a buscarem outras formas de lazer e entretenimento, e nesta busca acabam muitas vezes abraçando a outros valores que comprometeram seu futuro. As aulas do projeto capoeira acontecem na sede do ProJovem, na rua Jovino Leite ao lado da CASA DA JUVENTUDE, com uma frequência de três dias por semana, sob a orientação do mestre Robertinho, que além de trabalhar o condicionamento físico de seus alunos, se preocupa também com a disciplina, elemento fundamental na formação do individuo. fonte.  itapetim- net

Nenhum comentário:

Postar um comentário