Em apenas cinco
anos, o número de academias no Brasil teve um crescimento de 133%,
segundo levantamento feito pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às
Micro e Pequenas Empresas). De acordo com a entidade, o setor tinha
9.300 estabelecimentos atuando nesse ramo, em 2007, e saltou para 21,7
mil, em 2012. A pesquisa foi feita exclusivamente com as micro e
pequenas empresas. Para o cálculo, a entidade usou a base de dados da
Receita Federal e avaliou quantos estabelecimentos foram abertos no
período. "Há dois fatores para esse aumento no volume de academias. O
primeiro deles é a busca por uma melhor qualidade de vida, mais
saudável. E o segundo é o aumento de renda. Essa união gerou muitas
oportunidades", afirma Luiz Barretto, presidente do Sebrae. De acordo
com Barretto, se depender dos empreendedores brasileiros, a atividade
tem tudo para continuar impulsionando os pequenos negócios no país. É o
que mostram os acessos contabilizados em setembro no portal do Sebrae,
que reúne uma seleção de ideias de negócios e ramos nos quais o
potencial empreendedor pode investir. A categoria academia de ginástica
foi a ideia mais procurada pelos usuários, com 2.380 visualizações,
seguida de empresa de alimentos congelados, com 1.637 acessos.
Comunique-se com o cliente:
A partir do cadastro dos alunos, envie cartões e mensagens de
aniversário, informe-os sobre novos serviços, modalidades esportivas,
eventos e promoções da academia.
Esteja presente:
A presença do proprietário em tempo integral é fundamental para o
sucesso do empreendimento; supervisione o trabalho dos professores para
assegurar a atenção a todos os alunos, evitando a formação das chamadas
"panelinhas".
Distribua bem os horários:
Para ampliar o alcance do público, procure colocar as aulas coletivas e
modalidades esportivas em horários que facilitem a participação dos
alunos; se necessário, repita a mesma aula mais de uma vez por dia para
que todos possam participar.
Renove a programação:
A cada três meses, pelo menos, a programação precisa ser modificada;
inclua exercícios diferentes para deixar os alunos motivados.
Ofereça aulas diversificadas:
Tenha opções de modalidades individuais e coletivas para homens e
mulheres; muitas vezes o aluno não frequenta aulas coletivas por ter
vergonha de fazer os exercícios na presença de pessoas do outro sexo.
Crie grupos esportivos:
Forme grupos de corrida, caminhada e artes marciais e os inscreva em
eventos e torneios; isso cria maior engajamento do aluno nas aulas.
Tenha outros serviços:
Avalie a possibilidade de instalar dentro da academia, psicina e sauna
para relaxamento, uma loja de roupas e artigos de ginástica, um salão de
beleza, uma loja de suplementos ou uma lanchonete; estes serviços são
diferenciais em relação à concorrência.
Considere terceirizar setores:
Estude a possibilidade de terceirizar serviços de exames médicos,
informática e limpeza para melhorar a lucratividade ao focar sua atenção
apenas no atendimento ao aluno; a terceirização, muitas vezes, reduz
custos e melhora a lucratividade.
Forme clientela antes da inauguração:
Para acelerar a consolidação de uma academia em determinado bairro, é
importante ter um grupo de alunos interessados em frequentá-la antes
mesmo da inauguração; o empreendedor pode formar essa clientela no
momento em que estiver escolhendo o ponto comercial.
Dê espaço à terceira idade:
O número de pessoas ativas acima dos 60 anos é crescente no país; crie
aulas específicas, como hidroginástica, e outras atividades que atendam
este público.
Concorrência e fidelização de alunos são desafios do setor
Kleber Pereira,
presidente da Acad Brasil (Associação Brasileira de Academias), diz que
a qualificação de professores e a grande concorrência são as principais
dificuldades de quem empreende na área. "A maioria dos alunos que deixa
as academias faz isso por causa do mau atendimento, por isso, é
importante ter professores bem treinados do ponto de vista técnico e que
também sejam capazes de oferecer um bom atendimento", afirma. De acordo
com Pereira, para se diferenciar da concorrência é necessário, também,
estar atento às novidades do mercado e oferecê-las a seu público.
Segundo o presidente da Acad, o ramo está cada vez mais profissional e
quem não investir em gestão não terá sucesso. "É importante que o
administrador tenha sistemas de controle e fique atento aos números do
negócio e busque a profissionalização. O mercado fitness está se
profissionalizando e só vai sobreviver quem acompanhar este movimento",
declara. (Agência Sebrae)
Blog: O Povo com a Notícia
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