Serviço é referência em traumato-ortopedia para cidades do Sertão de Pernambuco
Unidade de saúde especializada em atendimento de traumato-ortopedia, clínicas médica e cirúrgica e pediatria, o Hospital Eduardo Campos (HEC), localizado em Serra Talhada, chegou a marca de 1 mil procedimentos cirúrgicos (576 de urgência e 430 eletivos) realizados em 2023.
Entre os procedimentos (1.006), destaque para os de cirurgia geral com 569 cirurgias realizadas nos primeiros cinco meses e meio do ano, seguido por traumato-ortopedia (408) e urologia (29).
Em 2023, a média mensal de procedimentos da unidade tem girado em torno de 200 cirurgias. Até agora, 20.012 atendimentos foram realizados no setor de emergência da unidade.
“Ser uma unidade que conta o serviço de traumato-ortopedia possibilita que o serviço receba pacientes de pelo menos 35 municípios do Estado e evite que estes sejam transferidos para outras regiões, como Petrolina, Caruaru e até o Recife. Aliado ao atendimento de urgência e emergência, o Hospital Eduardo Campos atua também junto à subespecialidades da ortopedia, realizando procedimentos para correção de lesões nas mãos, pés e joelho”, destaca a diretora geral do Hospital, Patrícia Queiroz.
O aporte na especialidade de traumato-ortopedia ofertado pelo HEC também contribuiu para a diminuição do fluxo de pacientes cirúrgicos na área e que eram direcionados para o atendimento no Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru. A unidade apresentou, de forma inédita, no último mês de maio a presença de corredores vazios.
Em nível ambulatorial, o Hospital Eduardo Campos oferta consultas especializadas nas áreas de clínica médica, ortopedia, pediatria, infectologia, cirurgia geral, neurologia, medicina do trabalho e cardiologia. Nos primeiros cinco meses deste ano, 1.955 consultas foram realizadas na unidade.
Administrado pela Organização Social de Saúde Hospital do Tricentenário, a unidade conta com 163 leitos, sendo 50 de terapia intensiva (20 adultos geral, 10 pediátricos srag, 10 pediátricos e 10 leitos srag adulto). O serviço do Sertão do Pajeú continua sendo referência para os pacientes com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (srag), atendendo aos pacientes encaminhados de unidades da III macrorregião de saúde (VI, X e XI geres). São 20 leitos de terapia intensiva exclusivamente voltados para o acompanhamento desses pacientes (Blog do NillJunior)
Nenhum comentário:
Postar um comentário